• Ínicio
  • Brasil tem número recorde de deputadas estaduais negras eleitas

Brasil tem número recorde de deputadas estaduais negras eleitas


Brasil tem número recorde de deputadas estaduais negras eleitas

Cresceu o número de mulheres negras eleitas como deputadas estaduais nas eleições deste ano em comparação com as eleições de 2014. Em 2019, quinze delas tomarão posse nas Assembleias Legislativas nos Estados. Na eleição anterior, apenas sete candidatas negras foram eleitas para o cargo.

Pesquisa feita pelo site Universa mostra que também houve crescimento no número de mulheres pardas eleitas para o cargo de deputada estadual: de 29, em 2014, para 36 em 2018. O número de mulheres brancas eleitas subiu de 83 para 112.

No Rio de Janeiro, 12 mulheres foram eleitas para o cargo. Três delas são negras. A Bahia, onde mais de 80% da população se declara negra ou parda, elegeu uma mulher negra pela primeira em sua história. Em São Paulo, uma candidata negra e trans foi eleita.

No total, 163 deputadas estaduais e distritais (DF) foram eleitas no dia 7 de outubro – 37% a mais do que em 2014. Mato Grosso do Sul foi o único Estado a não eleger nenhuma mulher como deputada estadual. Nas eleições passadas, o Centro Oeste havia elegido duas mulheres brancas e uma parda.

Com informações de Universa
Ilustração: Natália Brito

Compartilhe nas redes sociais