• Ínicio
  • WOW! Festival Mulheres do Mundo chega ao Brasil pela primeira vez

WOW! Festival Mulheres do Mundo chega ao Brasil pela primeira vez


WOW! Festival Mulheres do Mundo chega ao Brasil pela primeira vez

O Rio de Janeiro receberá a primeira edição da América Latina do Festival Mulheres do Mundo (WOW). De 16 a 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público, entre debates, música, performances e exposições, tomarão conta do Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e da Praça Mauá.

Jude Kelly – idealizadora do WOW

Inspirado do Festival Women of the World (WOW), que já passou por 23 países, o evento é um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas. Um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e refletir sobre os muitos lados de uma só questão, onde possam reconhecer seus avanços e renovar suas energias para continuar a avançar.

Idealizado por Jude Kelly, diretora artística do Southbank Centre, um dos maiores centros culturais na Europa, o Festival foi realizado pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher em 2010. A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e vai reunir mulheres de toda a cidade, além de convidadas nacionais e internacionais, em dezenas de atividades.

No Brasil, a realização está sendo conduzida pela Organização Não Governamental Redes da Maré em parceria com o Southbank Centre e o British Council. Segundo uma das organizadoras do festival no Rio, Shirley Villela, que é coordenadora da Casa Mulheres da Maré, o WOW sempre é proposto e liderado por uma organização social da cidade que vai receber o evento.

A ideia é que as cidades se apropriem disso. Ele foi criado como um momento de celebração dos avanços e das conquistas das mulheres. Não que não haja mais conquistas a serem alcançadas. Há muito o que celebrar e há muito o que lutar por. Ao mesmo tempo, ele está celebrando e demonstrando o quanto a gente precisa caminhar. A intenção do festival e de toda a programação é baseada nisso”, explica Shirley.

O evento acontece em quatro dimensões. Mulheres em Diálogos onde acontecem as rodas de conversas e trocas de experiências por meio de sete categorias de encontros. Mulheres das Artes e Culturas, onde dezenas de apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (shows, performances, teatro, oficinas, artes plásticas) serão realizadas. Mulheres Empreendedoras que é um espaço dedicado a inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde, o chamado Mercado Delas.  Na dimensão Mulheres Ativistas onde campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil serão propostas.

Clique aqui e confira as participantes confirmadas.

Com informações de Assessoria Festival de Mulheres do Mundo

Compartilhe nas redes sociais