• Ínicio
  • Sheyla Sampaio será a primeira mulher no comando da Polícia Militar no DF

Sheyla Sampaio será a primeira mulher no comando da Polícia Militar no DF


Sheyla Sampaio será a primeira mulher no comando da Polícia Militar no DF

A coronel Sheyla Soares Sampaio será a primeira mulher a comandar a Polícia Militar na história do Distrito Federal. A oficial, que chefiava o Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS), foi escolhida pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) e é conhecida por ter pulso firme. Responsável pelas cidades de Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Riacho Fundo I e II, ela está na corporação há 27 anos e passou no curso de formação de oficiais em 1994.

Sheyla decidiu entrar para a PM aos 18 anos. Então matriculada no curso de educação física da Universidade de Brasília (UnB), iniciou os estudos para o concurso. Naquela época, a rotina incluía faculdade e aulas particulares que ministrava para alunos do ensino fundamental. Mesmo assim, foi aprovada em primeiro lugar nas três fases da prova. Passou a ser conhecida como Zero Um — apelido ainda hoje utilizado pelos colegas de turma e pela mãe, a aposentada Dalzira Soares de Souza, 74 anos.

A PM foi o primeiro e único emprego da coronel Sheila. Entre as operações que comandou, estão as do carnaval de 2014, 2015 e 2016; a do Réveillon de 2013 para 2014; a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016; e o primeiro turno das eleições deste ano. Sheyla assegurou que sua liderança será baseada no respeito e na honestidade.

Será uma corporação que respeita o público interno, a sociedade, nosso maior cliente e, principalmente, baseada na honestidade, no profissionalismo e na lealdade”, afirmou.

De 2013 a 2016, chefiou o 1º Batalhão da PMDF. Depois, foi subeditora de recrutamento e seleção da instituição e diretora da Diretoria de Promoções, Avaliação e Desempenho.

Com informações do Portal Metrópoles

Compartilhe nas redes sociais