• Ínicio
  • Mulheres no cinema: elas dirigiram 8 dos 15 semifinalistas ao Oscar de documentário

Mulheres no cinema: elas dirigiram 8 dos 15 semifinalistas ao Oscar de documentário


Mulheres no cinema: elas dirigiram 8 dos 15 semifinalistas ao Oscar de documentário

Oito dos 15 filmes que seguem na disputa pelo Oscar de documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres. No total, 166 longas tinham sido inscritos na disputa, sendo 77 deles com direção ou codireção feminina.

Os que seguem na disputa são Charm City, de Marilyn Ness; Communion, de Anna Zamecka; Dark Money, de Kimberly Reed; Free Solo, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin; On Her Shoulders, de Alexandria Bombach; RBG, de Julie Cohen e Betsy West; Shirkers – O Filme Roubado, de Sandi Tan [foto]; e The Silence of Others, de Almudena Carracedo e Robert Bahar.

Duas produções brasileiras dirigidas por mulheres estavam na lista de inscritos, mas não passaram para esta etapa: Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge; e O Processo, de Maria Augusta Ramos.

Neste ano, pela primeira vez puderam participar da disputa os documentários que venceram prêmios qualificatórios em festivais conveniados à Academia e/ou foram inscritos na categoria de filme estrangeiro. Os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 22 de janeiro e a entrega do prêmio será em 24 de fevereiro.

Compartilhe nas redes sociais