• Ínicio
  • Kamala Harris quer ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos

Kamala Harris quer ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos


Kamala Harris quer ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos

Com pai jamaicano e mãe indiana, a americana Kamala Harris tem como causa pessoal a reivindicação por direitos de imigrantes e de comunidades marginalizadas. Formada em Direito pela Hastings College of Law, da Universidade da Califórnia, Kamala foi a primeira afro-americana e primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora Geral do Estado da Califórnia antes de se eleger senadora em 2016 (segunda mulher de descendência negra a conseguir o feito).

Agora, a jurista de Oakland pretende acrescentar mais uma experiência ao currículo: primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Em 21 de janeiro, Dia de Martin Luther King Jr., Kamala anunciou sua candidatura ao mais alto cargo do governo americano, o que a coloca em competição direta com nomes mais conhecidos do Partido Democrata, incluindo Bernie Sanders e Joe Biden, que estariam contemplando entrar na corrida para eleições de 2020.

O que sempre me inspirou sobre Dr. King é que ele era aspiracional como nosso país é aspiracional. Nós sabemos que ainda não atingimos aqueles ideais. Mas nossa força é que nós lutamos para alcançá-los. Então hoje, data em que celebramos Dr. King, é um dia muito especial para nós americanos. Sinto-me honrada ao poder fazer meu anúncio hoje”, disse durante o programa Good Morning America, onde fez o anúncio.

Entre as pautas que defende, estão um sistema público de saúde (Medicare), o aumento do salário mínimo, a reforma do sistema carcerário (ela criou o Back on Track, programa que oferece orientação profissional a réus primários em casos de drogas) e melhores condições financeiras para que estudantes consigam chegar ao nível superior sem se endividar por causa de mensalidades abusivas.

Com informações da Vogue.

Compartilhe nas redes sociais