• Ínicio
  • NASA terá primeira caminhada espacial só com astronautas mulheres

NASA terá primeira caminhada espacial só com astronautas mulheres


NASA terá primeira caminhada espacial só com astronautas mulheres

A Nasa anunciou recentemente que realizará, ainda este mês, a primeira caminhada espacial com uma equipe exclusivamente feminina. Segundo a agência, a caminhada deve durar em torno de sete horas. Desde fevereiro vêm se especulando sobre uma viagem espacial comandada apenas por mulheres. Agora, a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) confirmou à CNN que sim, astronautas mulheres irão compor a primeira caminhada pela Estação Espacial Internacional 100% feminina. As escolhidas, Anne McClain e Christina Koch, decolarão no dia 29 de março, uma sexta-feira, como parte da expedição 59, que contará com a caminhada. A missão terá o apoio da agência espacial canadense e a controladora de voo Kristen Facciol estará na sede da Nasa, em Houston, no Texas.

As duas astronautas se formaram em 2013 em uma turma cuja metade foi composta por mulheres – índice que continuou semelhante nas turmas seguintes – e a caminhada terá um gosto de novidade para ambas. A notícia sobre a tripulação feminina foi anunciada por Kristen nas redes sociais.

Acabei de saber que estarei no controle fornecendo apoio para a primeira caminhada espacial só de mulheres com Anne McClain e Christina Koch. Não posso conter minha emoção!” escreveu.

Ela usou ainda as hashtags #WomenImSTEM, que significa “mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, #WomenInEngineering (mulheres na engenharia) e #WomeninSpace (mulheres no espaço).

Anne

Uma das escolhidas, Anne McClain, disse em entrevista recente que ser selecionada como astronauta já tinha sido uma conquista incrível.

Tinham mais de 6.100 inscrições para a nossa turma de oito pessoas, e eu já tinha aceitado que não ia entrar. Ainda me lembro de receber a ligação dizendo que eu havia sido selecionada. Eu não conseguia respirar, não conseguia falar. Comecei a chorar (…). Eu não consigo me lembrar de não querer ser astronauta”, emocionou-se.

Christina

Um porta-voz da Nasa confirmou ao jornal britânico “The Independent” que a caminhada feminina seria uma das três operações programadas, uma vez que a ISS conta com seis astronautas. Ela focará na substituição de baterias, deve durar cerca de sete horas e será transmitida ao vivo pela Nasa TV. Questionado se essa seria uma forma da Nasa se “associar” ao Mês Internacional da Mulher, um porta-voz da agência explicou que se tratou de uma feliz coincidência e que a Nasa tinha planejado este passeio apenas para o outono. “Não foi orquestrado para ser assim, mas a viagem acabou antecipada”, disse o porta-voz.

 

As pioneiras

Uma cosmonauta soviética, Svetlana Savitskaya, foi a primeira mulher a andar no espaço, em 25 de julho de 1984. Posteriormente, no mesmo ano, a americana Kathryn Sullivan repetiu o feito. Todas as mulheres que fizeram caminhadas espaciais até hoje, no entanto, estavam acompanhadas de profissionais homens. Houveram 213 caminhadas espaciais na EEI desde 1998 para fins de manutenção, reparos, testes de novos equipamentos ou experimentos científicos. Segundo a NASA, menos de 11% das mais de 500 pessoas que estiveram no espaço eram mulheres. Nestes casos, as equipes de caminhada eram formadas só por homens ou eram mistas, mas nunca antes só por mulheres.

Com informações do MdeMulher e G1

Compartilhe nas redes sociais